top of page

Os Irmãos Calhao e o Muxirum Cuiabano

Os irmãos Calhao, Ernani Calhao e Ulisses Calhao são os Mestres escolhidos, pois fazem parte do grupo de fundadores do Muxirum Cuiabano, fundado em 1989, com a finalidade de reinserir a cultura cuiabana no contexto histórico de Mato Grosso.  

 

A ideia nasceu da reação de um grupo de pessoas: Pepito Cândia, os irmãos Calhao, Vanda Leite da Silva (ainda não era Marchetti), Josephina Paes de Barros, Adi de Figueiredo etc. Pretendia-se levantar as verdadeiras tradições cuiabanas e dar a estas divulgação para que as outras pessoas pudessem entender. Os próprios cuiabanos viviam com vergonha dos seus hábitos.

 

Na década de 80, do século XX, o fluxo migratório sudeste/centroeste, especialmente para o Norte do Estado de Mato Grosso trouxe inquietações ao cuiabano e uma crise de valores nas suas tradições. O Muxirum atuou nesse trabalho de fortalecimento da identidade cuiabana, mediante ações de divulgação, conscientização e valorização de suas tradições. Já à época usou os recursos da mídia com apoio de vários órgãos de comunicação. A institucionalização da cultura regional é um fato concreto: O Estado e o Município incorporaram, em suas políticas públicas, as ações culturais. Pode-se mesmo entrever, nesse período, um renascimento da cultura regional até os nossos dias.

 

Hoje a cultura cuiabana está sedimentada. O Muxirum atuou nesse trabalho de fortalecimento da identidade cuiabana, mediante ações de divulgação, conscientização e valorização de suas tradições.

img021_edited.jpg
O Filme
bottom of page